segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Mais peças minhas

Demorei para postar essas fotos, então espero que gostem das minhas peças:





Peças minhas

Então mostro para vcs agora algumas peças que eu fiz essa semana...hehehehe
Espero que gostem!!!!

Pingente Lacinho
Pingente com a marca do curso de Design de Produto

Aulas no Atelier

Algumas peças executadas pela minha aluna ...ehehehhe, poiseh quem diria que eu teria uma aluna já...mas estou adorando a ideia de dar aulas de joalheria....... Me sinto realizada em poder aprender cada vez mais e passar isso para outras pessoas com a mesma paixão!!!!!!!!

 Aliança Cartier....lindissima!!!!! treinamos a confecção de alianças, serra, solda , lixa, polimento.
"Pingente Gato" .Primeira peça finalizada por ela....Aqui treinamos a serra, lima, lixa e polimento.....para as primeiras peças dela esta se saindo muito bem!!!! heheheehehe

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Boneca alcança preço recorde em leilão de joias promovido pela Christie's

Uma boneca Barbie foi vendida pelo preço recorde de US$302,500 em leilão promovido pela Christie's em Nova York, nesta quarta-feira (20).
Customizada pelo designer australiano Stefano Canturi a convite do fabricante Mattel para celebrar os 50 anos da boneca - comemorados em 2009, a Barbie mais cara do mundo traz no pescoço um colar feito com três quilates de diamantes brancos e um diamante rosa, de um quilate, ao centro.
O valor arrecadado com a venda será destinado à Breast Cancer Research Foundation, organização dedicada ao financiamento de pesquisas sobre o câncer de mama.

Fonte: www.joiabr.com.br, 2010

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Um pouco sobre os designers de Joias

Aqui vai um video sobre os designers de joias. E uma entrevista com a designer Pitty Rebelo, Pitty Rebelo, que há 14 anos se apaixonou pela ourivesaria, ganhou experiência trabalhando em joalherias como Antônio Bernardo, Amsterdam Sauer , além de ter desenvolvido coleções para Vivara. 



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terça-feira, 19 de outubro de 2010

Projeto Acessórios feitos com lixo eletrônico

Novamente estou postando fotos do nosso projeto encantador.....Hj a tarde saí de lá encantada com as aluninhas...hehehhe
Méritos da nossa orientadora, a professora Nice e minha colega e aluna Sônia Ribeiro, que tenho só a agradecer a elas essa oportunidade que estou tendo.
Estamos agora nos preparando para exposição e execução de oficinas durante a  Feisma em Santa Maria, que ocorre agora no final de outubro.

Aproveitei e postei algumas peças  executadas ao longo do projeto.





domingo, 10 de outubro de 2010

Joalheria Okomido - Sabedoria japonesa e respeito pela natureza

No blog " Falando em Joias" me encantei por essa tecnica japonesa da designer Midori Ferris Wayne. A designer sempre foi fascinada por história da jóia e resolveu agregar a consciência ecológica a sua arte de joalheria.
Usando a delicadeza de formas de galhos e folhas ela tenta contaminar  seus clientes e admiradores de seu trabalho com essa energia positiva.
Trabalha com prata de Lei e ouro 18 k e pedras que reciclou de jóias vintage.
O maior charme de seu trabalho está na técnica adotada  da liga de ouro e cobre para criar a cor de chocolate que usa em parte de suas jóias. Segundo ela é uma técnica milenar japonesa.
O design okomido que  enfoca uma releitura do orgânico provoca o seu publico brincando com texturas e cores.
Sua mão de obra é artesanal, acreditando que em cada peça tem uma história e isso tem que ficar incorporado na jóia quando terminada. 
okomido , nome da joalheria,  vem de “Oko, que quer dizer ECO; já o restante do nome da empresa vem do seu próprio apelido – MIDO de Midori! – Brincando mais uma vez com a natureza, Midori significa “verde” em japonês.
Jóia conceito com grande respeito a natureza! Gostei da idéia! As vezes vale a pena prestar atenção na simplicidade!


Técnica de Modelagem em Cera





Modelagem em Cera


A modelagem em cera é uma técnica que permite a confecção de peças leves e com volume. Além disso, permite a criação de jóias tridimensionais e texturas muito dificéis de se conseguir com as técnicas tradicionais da joalheria. Os modelos confeccionados em cera servem para a produção de jóias únicas como também para a produção de peças em série.
Permite tirar modelos de peças que precisam de algum encaixe ou ajuste perfeito que com essa modelagem garante sempre a mesma precisão em anéis, colares, pulseiras e brincos.


Fiz uma seleção de fotos acahadas na internet com essa técnica:


Art Clay

Há alguns meses escrevo sobre Art Clay, mas muitas pessoas ainda vêm até mim sem fazer idéia de como trabalhar com essa prata em forma de massa. Por se tratar de uma mídia completamente nova e sem paralelo em qualquer ramo de artes/artesanato, o “modus operandi” da Art Clay é uma completa incógnita para quem ainda não presenciou uma aula ou uma demonstração de como funciona esse material. A pergunta é: Como, exatamente, posso fazer uma peça de Art Clay do começo ao fim?
Em resumo, são 7 os passos de trabalho com Art Clay Silver:
- Modelagem
- Secagem
- Escultura (limas, outras ferramentas)
- Pré-acabamento (lixas)
- Queima
- Acabamento (lixas)
- Polimento (politriz, massa ou tamboreamento)
A Art Clay, saída do pacote, é uma pequena quantidade de massa branca maleável e úmida, bastante parecida com a argila. O primeiro passo é modelar a forma geral da peça que se deseja em uma superfície não-aderente (folha de teflon ou papel-manteiga). Essa primeira modelagem pode ser feita manualmente ou com o auxílio de ferramentas, como estiletes, lecrons, estecas para cerâmica, etc.

No caso da peça pretendida ser um anel, a modelagem pode ser feita diretamente sobre um tribulé recoberto com papel-manteiga. Depois de secar, o anel pode ser facilmente removido do tribulé. Essa secagem pode ser feita ao ar livre por até 24 horas ou com o auxílio de um secador de cabelos por cerca de 10 minutos.

Seca, a peça estará mais resistente e pode ser manuseada sem que perca a forma. Sua textura nesse estágio é similar a uma peça de gesso. É nessa fase que fazemos a maior parte do trabalho, esculpindo a peça com limas, escareando formas ocas, e refinando a superfície com lixas e esponjas abrasivas.

Também podemos adicionar outras partes feitas com Art Clay Silver como aros e detalhes, estejam elas já secas ou ainda úmidas, utilizando uma pequena quantidade de Art Clay diluída na forma de pasta como elemento de adesão.


Após a adição de novas partes, a peça deve ser novamente seca e lixada até que se alcance um perfeito pré-acabamento. Isto é importante no sentido de facilitar o trabalho do artista, pois todas as rebarbas, marcas de lima e imperfeições que estiverem na peça antes da queima permanecerão na prata após a queima da mesma.
Com a peça pré-acabada, procedemos à queima que pode ser feita, dentre outras maneiras, com um maçarico comum de GLP ou de gás butano.

O objetivo da queima é sinterizar os grânulos de prata pura que fazem a Art Clay Silver. Através desse processo, que ocorre entre 650 e 870oC, as micro partículas de prata unem-se umas às outras criando uma peça sólida e resistente de prata pura.
A superfície da peça recém-queimada estará branca e opaca como uma peça de prata que acaba de ser retirada de solução decapante. Essa camada branca nada mais é que a prata pura cristalizada e não-polida na superfície da peça.
O acabamento da peça pode ser feito das maneiras tradicionais, utilizando uma seqüência de lixas da 600 até a 2000, podendo também ser escovada, polida em politriz, tamboreador, etc.







O acabamento final da peça pode chegar a um polimento espelhado perfeito.
Em comparação com a prata 1000 regular, uma peça em Art Clay possui as seguintes diferenças:
Dureza: A prata 1000 resultante da Art Clay não é tão mole quanto a prata 1000 regular, recozida. Isso se dá porque a prata regular tem outra forma de estrutura cristalina, mais flexível, enquanto na Art Clay se forma uma espécie de cerâmica de prata, muito mais dura. Por isso mesmo, a Art Clay não aceita muita curvatura e dobra e acaba se rompendo quando forçada além dos seus limites. Colocando em termos práticos: uma chapa de 1mm de espessura de prata pura regular pode ser dobrada facilmente com as mãos; a de Art Clay, não. No entanto, se for aplicada uma força muito maior, ela se dobrará um pouco (algo como 15º) e, se for mais estressada, se romperá. Isso é uma vantagem, considerando-se que a peça será mais resistente a deformações, por exemplo, na sua utilização em anéis, e o fato de que uma peça de Art Clay não precisa ser dobrada ou curvada após a queima, pois toda a modelagem pode ser feita previamente a esta.
Qualidade de acabamento: Justamente por se tratar de uma prata 1000 mais resistente, a superfície da peça também estará menos sujeita a arranhões e marcas de limas, fazendo com que o aspecto geral do acabamento polido final seja muito mais uniforme, em termos microscópicos, do que a superfície da prata regular.


Fonte: Site Joia Br, 2010.

Vencedores do 3 Concurso Design de Joias Ajorsul 2010

Foi divulgado o resultado do concurso durante a feira da  Ajorsul em Gramado, abaixo os vencedores:

Categoria estudante:


O primeiro lugar da categoria Estudante ficou com a psicóloga Danielle Dias Ribeiro, de Porto Alegre, que criou o colar "da Dor e do Amor". Ela  foi aluna de Dornelles no curso de extensão em Design de Joias da Feevale e pretende agora investir na nova carreira. Danielle foi premiada com um estágio na Polijoias, empresa de Guaporé.
Todos os finalistas da categoria "Estudante" receberam uma ajuda de custo, não prevista anteriormente na premiação, já que a diretoria da Ajorsul, entendendo o esforço e sua importância no desenvolvimento do setor na região, quis incentivar todos os estudantes a participarem dos próximos concursos.



1º Lugar: Danielle Dias Ribeiro – Porto Alegre /RS

2º Lugar: Larissa Nunes Alves – São Leopoldo/RS


3º Lugar Estud. - Daniel Winck ( Novo Hamburgo)


4º Lugar Estud. - Jéssica Scheffel ( São Leopoldo)


Categoria Profissional


1º Lugar Profiss. - Celso Dornelles

2º Lugar Profiss. - Adriane Kaminski


3º Lugar Profiss. - Denise Rippel

4º Lugar Profiss. - Marcia Sbardelotto


5º Lugar Profiss. - Claudia Schlabitz


6º Lugar Profiss. - Mariana Cidade
7º Lugar Profiss. - Lia Benatti

8º Lugar Profiss. - Regina Souza de Santa Maria