domingo, 10 de outubro de 2010

Art Clay

Há alguns meses escrevo sobre Art Clay, mas muitas pessoas ainda vêm até mim sem fazer idéia de como trabalhar com essa prata em forma de massa. Por se tratar de uma mídia completamente nova e sem paralelo em qualquer ramo de artes/artesanato, o “modus operandi” da Art Clay é uma completa incógnita para quem ainda não presenciou uma aula ou uma demonstração de como funciona esse material. A pergunta é: Como, exatamente, posso fazer uma peça de Art Clay do começo ao fim?
Em resumo, são 7 os passos de trabalho com Art Clay Silver:
- Modelagem
- Secagem
- Escultura (limas, outras ferramentas)
- Pré-acabamento (lixas)
- Queima
- Acabamento (lixas)
- Polimento (politriz, massa ou tamboreamento)
A Art Clay, saída do pacote, é uma pequena quantidade de massa branca maleável e úmida, bastante parecida com a argila. O primeiro passo é modelar a forma geral da peça que se deseja em uma superfície não-aderente (folha de teflon ou papel-manteiga). Essa primeira modelagem pode ser feita manualmente ou com o auxílio de ferramentas, como estiletes, lecrons, estecas para cerâmica, etc.

No caso da peça pretendida ser um anel, a modelagem pode ser feita diretamente sobre um tribulé recoberto com papel-manteiga. Depois de secar, o anel pode ser facilmente removido do tribulé. Essa secagem pode ser feita ao ar livre por até 24 horas ou com o auxílio de um secador de cabelos por cerca de 10 minutos.

Seca, a peça estará mais resistente e pode ser manuseada sem que perca a forma. Sua textura nesse estágio é similar a uma peça de gesso. É nessa fase que fazemos a maior parte do trabalho, esculpindo a peça com limas, escareando formas ocas, e refinando a superfície com lixas e esponjas abrasivas.

Também podemos adicionar outras partes feitas com Art Clay Silver como aros e detalhes, estejam elas já secas ou ainda úmidas, utilizando uma pequena quantidade de Art Clay diluída na forma de pasta como elemento de adesão.


Após a adição de novas partes, a peça deve ser novamente seca e lixada até que se alcance um perfeito pré-acabamento. Isto é importante no sentido de facilitar o trabalho do artista, pois todas as rebarbas, marcas de lima e imperfeições que estiverem na peça antes da queima permanecerão na prata após a queima da mesma.
Com a peça pré-acabada, procedemos à queima que pode ser feita, dentre outras maneiras, com um maçarico comum de GLP ou de gás butano.

O objetivo da queima é sinterizar os grânulos de prata pura que fazem a Art Clay Silver. Através desse processo, que ocorre entre 650 e 870oC, as micro partículas de prata unem-se umas às outras criando uma peça sólida e resistente de prata pura.
A superfície da peça recém-queimada estará branca e opaca como uma peça de prata que acaba de ser retirada de solução decapante. Essa camada branca nada mais é que a prata pura cristalizada e não-polida na superfície da peça.
O acabamento da peça pode ser feito das maneiras tradicionais, utilizando uma seqüência de lixas da 600 até a 2000, podendo também ser escovada, polida em politriz, tamboreador, etc.







O acabamento final da peça pode chegar a um polimento espelhado perfeito.
Em comparação com a prata 1000 regular, uma peça em Art Clay possui as seguintes diferenças:
Dureza: A prata 1000 resultante da Art Clay não é tão mole quanto a prata 1000 regular, recozida. Isso se dá porque a prata regular tem outra forma de estrutura cristalina, mais flexível, enquanto na Art Clay se forma uma espécie de cerâmica de prata, muito mais dura. Por isso mesmo, a Art Clay não aceita muita curvatura e dobra e acaba se rompendo quando forçada além dos seus limites. Colocando em termos práticos: uma chapa de 1mm de espessura de prata pura regular pode ser dobrada facilmente com as mãos; a de Art Clay, não. No entanto, se for aplicada uma força muito maior, ela se dobrará um pouco (algo como 15º) e, se for mais estressada, se romperá. Isso é uma vantagem, considerando-se que a peça será mais resistente a deformações, por exemplo, na sua utilização em anéis, e o fato de que uma peça de Art Clay não precisa ser dobrada ou curvada após a queima, pois toda a modelagem pode ser feita previamente a esta.
Qualidade de acabamento: Justamente por se tratar de uma prata 1000 mais resistente, a superfície da peça também estará menos sujeita a arranhões e marcas de limas, fazendo com que o aspecto geral do acabamento polido final seja muito mais uniforme, em termos microscópicos, do que a superfície da prata regular.


Fonte: Site Joia Br, 2010.

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