quarta-feira, 24 de março de 2010

Idade Moderna, surgimento da industria joalheira, percursores do Design de Joias

No século XIV, o joalheiro (produção seriada, semi-industrial), substitui a figura do ourives (artesão).Os grandes centros de produção joalheira se localizavam em Paris, Colônia e Veneza.

No RENASCIMENTO a joalheria atingiu o mesmo nível da pintura e da escultura. O desenho passa a ser base de toda obra de arte, é introduzido o planejamento nos mínimos detalhes da peça a ser executada, dos elementos decorativos às soluções técnicas. Nascem os precursores do DESIGN DE JÓIAS, artistas como Hans Holbein e Benvenuto Cellini eram contratados por mecenas para desenharem jóias, forma de estimular os ourives da época na busca de novas técnicas de produção.

No período BARROCO, as jóias, que sempre estiveram atreladas ao momento socioeconômico e cultural vivido pelo homem, trocaram o valor artístico da renascença pelo esplendor das jóias confeccionadas com muito metal nobre e inúmeras pedras raras a elas agregados. As jóias passaram a ser apenas símbolo de status, valiam pelo valor da matéria prima, nesse período a joalheria esteve muito presente na arte sacra.

No ROCOCÓ, os joalheiros passaram a produzir coleções de jóias, umas mais leves, para serem usadas durante o dia, outras mais pesadas para serem usadas à noite que eram desenhadas para refletirem o brilho da luminária noturna.

No período seguinte, o NEOCLÁSSICO, já com o advento da revolução Francesa, a simplicidade na forma de vestir toma conta da Europa e dos Estados Unidos da América. Com isso a joalheria adapta-se à formas e estilos bastante rígidos e o design de jóias do período retroage, buscando inspiração na ourivesaria Grega e Romana.

No movediço cenário dos movimentos sociais, com seus avanços e retrocessos constantes, com a Revolução Industrial em curso e uma nascente Classe Social Burguesa, formada pelo novo rico, produzido pela indústria de massa que se consolida, toma corpo tanto na Europa como na América. Este ambiente cria um sentimento de prosperidade, e um homem com capital para adquirir bens materiais. Neste cenário, os joalheiros, tendo a abundância dos diamantes produzidos nas recém descobertas minas da África do Sul, passam a produzir jóias recobertas de brilhantes. O brilho e a opulência tomam lugar do design e do bom gosto, isto é, cria-se a jóia do “vale quanto pesa”.

Nenhum comentário: